Leia Mais

MAIS LIDAS HOJE


COTAÇÕES


19/03/2017  12


Polícia orienta população contra golpistas que agem dentro e fora dos presídios

Da Redação


Após prender 13 estelionatários e cumprir 21 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que aplicou golpes em mais de 800 pessoas, as Polícias Civis de São Paulo e Mato Grosso divulgaram essa semana orientações sobre o modus operandi dos golpistas que agiam e agem dentro e fora de presídios de Mato Grosso.

De acordo com o delegado Éverson Contelli (foto), da Polícia Civil de São Paulo, a operação Adrenalina, desenvolvida em conjunto pela PJCMT e PCSP, permitiu que fossem colhidas relevantes informações do grupo criminoso. “A operação tem três objetivos principais. Dois já foram cumpridos, a produção de provas que desvelem autoria e materialidade, e a interrupção da série criminosa de condutas prejudiciais à sociedade, realizadas pelo telefone”, explicou Contelli.

A terceira meta é promover orientação detalhada junto à comunidade. “É de extrema importância para a Polícia Civil dialogar com a população para evitar que estes crimes aconteçam. Esperamos que com conhecimento informado, a população se torne preparada para responder de forma adequada à eventual abordagem criminosa. Para isso, com base nos quatro meses de investigações da Operação Adrenalina percebemos que cuidados básicos podem evitar muitos crimes”, afirmou.

 Golpe do Médico 

da UTI

Nesta modalidade um desconhecido se identifica pelo telefone como sendo diretor clínico de hospital, normalmente não dispõe de conhecimento técnico científico sobre tratamentos médicos e, por isso, menciona exames absurdos. O estelionatário trabalha com a fragilidade da família que tem um parente internado.

Como evitar: Desconfie de qualquer pedido de dinheiro pelo telefone proveniente de hospitais; contrate eventuais exames diretamente em uma clínica ou hospital; em caso de telefonema procure confirmar os nomes de todo o corpo clínico e retorne imediatamente a ligação para o hospital pelo número do telefone que você dispõe, nunca ao número fornecido pelo interlocutor; não deposite quantias em contas de desconhecidos.

 Golpe do Falso Representante do MPF ou CGU

As vítimas escolhidas são secretários de educação de municípios de todo o Brasil. Neste tipo de golpe o interlocutor se identifica como sendo membro do Ministério Público Federal (MPF) ou da Controladoria-Geral da União (CGU). Normalmente não dispõem de conhecimento técnico jurídico ou contábil sobre eventuais convênios do Município e, por isso, contam com as informações da própria vítima e dos funcionários da pasta.

O estelionatário trabalha com a hipótese de que a fiscalização causará algum tipo de prejuízo às vítimas.

Como evitar: Desconfie de qualquer fiscalização por meio de telefone; em caso de telefonema procure confirmar os nomes dos funcionários e entre em contato com o responsável pelo órgão ou instituição; lembre-se que funcionários públicos não podem solicitar ou exigir dinheiro.

Golpe do Falso 

Sequestro

Um desconhecido se identifica como sequestrador, não sabe com quem está falando e não dispõe de qualquer informação, mas conta com o nervosismo da vítima para obter informações.

Como evitar: Mantenha a calma e não mencione nome de qualquer familiar que você imagina ser a vítima; em caso de telefonema procure ganhar tempo e entre em contato com o familiar (por outro telefone, por exemplo); nunca deposite quantias em contas de desconhecido; não acredite que ele está lhe observando. Provavelmente o golpista sequer sabe chegar à sua cidade ou bairro.




Comentários


Seja o Primeiro a comentar.



Comente esta notícia

Este é um espaço para você opinar e debater. Por isso, o Tribuna Livre não publica comentários anônimos, com ofensa à moral ou honra de outrem, nem com palavras de baixo calão. Links externos serão automaticamente excluídos do conteúdo. Os comentários são limitados a 1024 caracteres. Ajude-nos a manter o nível de respeito ao próximo e denuncie o conteúdo que considerar abusivo.


Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Formato inválido.




Caracteres restantes:  Um valor é necessário.Número máximo de caracteres excedidos.

Edição: 4.339


Edições Anteriores

TOP TRIBUNA

Cidade

Cargos comissionados na Prefeitura de Pres. Venceslau motivam inquérito do MP
19/05/2017 46


Região

Vereador Antoniel confere projeto VivaLeite em Marabá Paulista
12/05/2017 21


Cidade

Modelo venceslauense se destaca em trabalhos internacionais
13/05/2017 20


Cidade

Corpo de Dudu foi enterrado ontem à tarde em Presidente Venceslau
18/05/2017 18


Região

Incêndio destrói Supermercado Lisboa em Santo Anastácio
13/05/2017 17



Clima Tempo - Presidente Venceslau