Venceslau celebra ‘9 de Julho’ com familiares de ex-combatentes
Venceslau celebra ‘9 de Julho’ com familiares de ex-combatentes

 

Nesta sexta-feira pela manhã, 06, em Presidente Venceslau, o 42º Batalhão da Polícia Militar do Interior realizou solenidade comemorativa aos 86 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 o “9 de Julho”. Além de autoridades civis e militares, o cerimonial reuniu familiares de ex-combatentes da revolução, entre os quais, do Coronel Miguel Brisola de Oliveira e do Tenente Osvaldo Barbosa.
O Tenente-Coronel Madrid, comandante do 42º BPM/I, em seu pronunciamento, ressaltou a luta dos paulistas à época para que o Brasil conquistasse uma nova constituição diante da ameaça da Ditadura Vargas. “Os paulistas insurgiram para defender a honra da pátria”, destacou.
Madrid citou ex-combatentes da região que lutaram na revolução, entre os quais, o Coronel Miguel Brisola de Oliveira, responsável pelo comando do batalhão em Prudente, Felício Tarabay, João Mendes Ribeiro, João Marques de Oliveira, Tenente Osvaldo Barbosa, entre outros.
À época, o Coronel Brisola comandou cerca de 1,2 mil homens na região. A revolução durou 87 dias de combate, onde 2,2 mil paulistas tombaram em defesa da nova constituição. O soldados  Miragaia, Martins, Dráusio, Camargo e Alvarenga, que morreram em defesa dos paulistas, simbolizam a revolução e são lembrados a cada 9 de Julho.   
“Apesar da derrota militar paulista, as principais reivindicações foram alcançadas”, acentuou Madrid. “O 42º BPM/I sente orgulho de todos que tombaram na revolução”, finalizou.
Ao final, o Lions Clube de Venceslau depositou uma coroa de flores no obelisco do Soldado Constitucionalista.

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade








 

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes






1