Na palma da mão! App estimula troca de experiências diante do câncer de mama
Na palma da mão! App estimula troca de experiências diante do câncer de mama

O mês de Outubro se encerrou ontem, mas a prevenção ao câncer de mama motivada durante ao longo dele não deve se encerrar. E a tecnologia pode ser uma grande aliada na causa, por exemplo, um protótipo de sutiã criado por um jovem mexicano que pode ajudar a combater a doença. Sabendo nisso, a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) criou um aplicativo que tem como principal objetivo unir e fortalecer pacientes, familiares e ONGs através da troca de experiências, o MAMAtch, nome que brinca com os aplicativos de relacionamento recorrentes no mundo moderno.
Disponível desde o começo de outubro para celulares de modelo iOS (App Store) ou Android (Google Play), a ferramenta permite a criação de um perfil dentro de diversas categorias, como paciente, familiar e profissional de saúde e ver outros perfis, dando “match” naqueles com os que a pessoa se identifica. “A ideia partiu da percepção de que muitas pessoas não sabem que podem contar com o apoio de ONGs e de outras pessoas que entendem seus desafios durante o enfrentamento da doença”, destaca a médica Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA, destacando a importância da troca de experiências únicas para quem convive com a doença, como a mastectomia e cirurgia reconstrutora.
Além de conversar com outras pessoas, o usuário do aplicativo pode ainda tirar dúvidas com uma atendente virtual sobre a doença e obter mais informações e esclarecimentos. “Ter acesso a dados referentes ao câncer de mama, sabendo de seus direitos e possibilidades, também é parte do combate à doença. Com pacientes amparados, ampliamos sua visão política e social acerca do câncer de mama - assim, cada indivíduo torna-se um potencial agente transformador da realidade brasileira de assistência oncológica e pode contribuir, na medida em que isso fizer sentido, com seu engajamento”, reforça a presidente voluntária da FEMAMA, Maira Caleffi.

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade









 

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes

'ESPELHO DA VIDA'


'O TEMPO NÃO PARA'





1