No verão, hábitos alimentares devem ser mudados, afirma nutricionista
No verão, hábitos alimentares devem ser mudados, afirma nutricionista

As festas de fim de ano se aproximam e, junto delas, a estação mais aproveitada no período festivo: o verão. Diante das diversas comilanças que são oferecidas, os cuidados nesta época do ano precisam ser redobrados, uma vez que a ingestão de alimentos calóricos tende a aumentar nos dias quentes. No entanto, as opções saudáveis na alimentação podem evitar os riscos do ganho de peso, e deixar a vida mais saudável com a aquisição de novos hábitos alimentares. 
Desta forma, a nutricionista Gisele Patrícia Magurno orienta que o consumo de líquidos seja feito com mais frequência. “A hidratação transmite oxigênio e nutrientes ao corpo, e melhora a excreção de toxinas pela urina. Então, a melhor forma é tomar água filtrada, cerca de 2 litros por dia. Os sucos naturais também são bem-vindos, por serem ricos em vitaminas e minerais”, ressalta a profissional. Além das opções, a dica também é válida para chás gelados e suchás, que é a combinação de chás com suco de frutas que podem garantir saciedade, boa carga de antioxidantes e acelerar o metabolismo.
E quando se fala em ingestão de líquidos, muitos pais acabam colocando na lancheira das crianças o famoso suco em pó. Conforme a nutricionista, o composto “não combina com a boa hidratação” pela falta de nutrientes, excesso de açúcares, corantes e demais aditivos. “O grande perigo das escolhas açucaradas acarreta em hábitos nada saudáveis, o que pode resultar na obesidade e outras doenças”, salienta Gisele.
E não é porque é início de verão e fim de ano que somos obrigados a comer tudo o que temos direito. Para lanches rápidos, a nutricionista orienta montagens com versões integrais de pães, substituição da maionese por ricota - há versões feitas com biomassa de banana verde ou a maionese de abacate, queijo cottage ou fresco, atum, sardinha, carne moída, ovos e frango desfiado, além de folhas e legumes. (Com O Imparcial)

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