Alckmin afirma que vetará ‘Segunda Sem Carne’
Alckmin afirma que vetará ‘Segunda Sem Carne’


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou, em entrevista ao Canal Rural nesta terça-feira, 2, que vetará o projeto de lei 87/2016, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC), que institui a ‘Segunda sem Carne’ no Estado. Pelo texto, fica proibido o fornecimento de carne e derivados às segundas-feiras por escolas públicas, restaurantes e outros estabelecimentos que abasteçam órgãos públicos de São Paulo - hospitais públicos e unidades de saúde estão excluídos da lei. Na entrevista ao Canal Rural, o governador disse que o projeto restringe o direito de decisão do consumidor. “Nada impede a população de substituir a proteína animal pela vegetal, o que não deve acontecer é uma lei interferir na decisão pessoal da comunidade em relação à alimentação”.
Na justificativa do projeto de lei, o deputado Feliciano Filho argumenta que o objetivo é chamar a atenção da sociedade para as consequências do consumo de carne, “relacionando tal questão diretamente aos direitos dos animais, à crise ambiental, ao aquecimento global, à perda de biodiversidade, às mudanças climáticas e às diversas doenças que afligem a população”.
Depois da aprovação do projeto na Assembleia Legislativa de São Paulo, diversas entidades do agronegócio, como a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira de Angus, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), se manifestaram contra a lei por interferir na liberdade de consumo e na ordem de mercado. Além disso, segundo as associações, o projeto ignora os benefícios da carne. Para a Abiec, “a medida pode acarretar em uma perda anual de até R$ 29 bilhões de reais na cadeia produtiva da pecuária de corte”, dada a importância do mercado paulista.

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade


Busca

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes

TRIBUNAL DO CRIME


SAP adquire mais de duas mil novas armas para agentes


Incêndio consome 300 ha da reserva florestal do Córrego do Veado


ANS está ‘contaminada pelos interesses do mercado’, afirma IDEC


Relatório denuncia contaminação de comunidades rurais por agrotóxicos


1