PERIODO DAS CHUVAS NA REGIÃO
PERIODO DAS CHUVAS NA REGIÃO

 

A Energisa, concessionária que faz a distribuição de energia na região de Presidente Prudente, emitiu nota com orientações sobre cuidados pessoais e uso de equipamentos elétricos neste verão, durante o período de chuvas.
De acordo com a concessionária, a incidência de ventos e raios (descargas atmosféricas) aumenta e, consequentemente, os riscos para pessoas e equipamentos elétricos se elevam. Segundo levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é atingido anualmente, em média, por 77,8 milhões de raios. O verão é a estação do ano que registra o maior número de descargas atmosféricas e também de temporais.
Sendo assim, quando o tempo estiver ‘fechando’, uma boa prática para evitar prejuízos é desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. “Durante as tempestades, quando ocorre uma alta incidência de raios que atingem a região e também o sistema elétrico, podendo provocar a interrupção do fornecimento de energia, o ideal é que os equipamentos sejam retirados das tomadas. É uma medida preventiva”, afirma Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da Energisa Sul-Sudeste. 
Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências, lojas comércios e demais construções, é necessário fazer o aterramento nas tomadas e instalar equipamentos denominados de Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS). Dispositivos como filtros de linha, estabilizadores e nobreaks também contribuem com a proteção dos eletroeletrônicos. Apesar de serem utilizados bastante em computadores, esses aparelhos também são recomendados para outros produtos.
Segundo Schettino, em temporais a atenção deve ser sempre redobrada. “Além dos equipamentos elétricos, os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo. É preciso ficar atento”.
Em situações como essas, a Energisa Sul-Sudeste preparou algumas dicas para que você passe por um temporal sem nenhum susto ou acidente: Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas; Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios; Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares; Deixe para carregar ou smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios; Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa; Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio; Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc); Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas; Durante temporais, evite aglomerações; Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos; Não fique embaixo de árvores ou próximo à torres; Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios; E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa Sul-Sudeste, pelo telefone 0800 70 10 326.

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade


Busca

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes

ESCOLA COOPERATIVA


Postos em PV estão com estoque baixo de combustível


1ª Dama de SP anuncia novos projetos sociais para região


Prazo para iniciar tratamento de câncer não é atendido no país


Brasil recebe certificação de país livre da febre aftosa com vacinação


1
Fatal error: Cannot redeclare __autoload() (previously declared in /var/www/html/tribunalivrepv.com.br/web/_app/Config.inc.php:9) in /var/www/html/tribunalivrepv.com.br/web/_app/Config.inc.php on line 9