Produção de veículos sobe 39% em setembro, diz Anfavea


A produção de veículos no Brasil subiu 39,1% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou ontem a associação das montadoras (Anfavea).
Foram produzidas 236.994 unidades de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no mês passado, enquanto em setembro de 2016 a indústria alcançou 170.304 unidades.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o crescimento é de 27%, com 1.986.654 veículos, contra 1.564.485 unidades no mesmo período do ano passado.
As exportações seguem puxando a recuperação do setor, com 60 mil unidades enviadas para fora do país em setembro - um avanço de 52% sobre o número registrado no mesmo mês de 2016.
No ano, as exportações cresceram 55,7% e bateram recorde histórico, com 566 mil unidades. Até então, o melhor resultado era de 2005, com 547 mil.
Vendas no Brasil
A comercialização de veículos novos no país também mostrou uma retomada. Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceram 24,5% sobre o mesmo mês de 2016 e acumulam alta de 7,4% no ano.
No entanto, o número pode não se repetir nos próximos meses, porque a base de comparação era muito baixa, segundo Rogelio Golfarb, vice-presidente da Anfavea.
“É prematuro usar o número de setembro e entender que ele é sustentável, nessa magnitude, até o final do ano.”
Empregos mantidos
O nível de emprego nas montadoras se estabilizou na comparação com agosto, somando 126.280 funcionários diretos, o que representa leve alta de 1,3% sobre os empregados em setembro do ano passado (incluindo as empresas de máquinas agrícolas).
As estimativas até o final do ano foram mantidas. De acordo com a Anfavea, o setor deve fechar o ano com alta de 25,2% na produção, 7,3% nos licenciamentos e 43% nas exportações. (Com G1)


Publicidade


Busca

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes

Perda de prazo leva TJ a bloquear contas da Prefeitura de Presidente Venceslau


Comércio varejista da região cria 25 postos de trabalho em abril


Mullher tenta entrar em presídio com anotações na calça


Moradores se queixam de vazamento de caixa d’água


Casos de sarampo e pólio aumentaram em todo o mundo, diz relatório da OMS


1