CATI/PV e ETEC promovem capacitação para processamento de carne suína


A CATI Regional de Presidente Venceslau, em parceria com a ETEC “Professor Milton Gazzetti”, realizou entre os dias 08 e 10 de novembro o curso de “Processamento Artesanal de Carne Suína”. 
O curso foi direcionado aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e para os profissionais da CATI de Presidente Venceslau, sendo capacitados os técnicos das casas da agricultura de Rosana, Caiuá, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Piquerobi e EDR de Presidente Venceslau.
O curso foi ministrado pelo médico veterinário José Roberto Beccaria, do EDR de Andradina, pela médica veterinária Fernanda Luiza Guinossi Barbosa Deak e pelo zootecnista Luiz Guedes Deak Junior, técnico responsável pela Casa da Agricultura de Piquerobi.
A capacitação teve como objetivo formar técnicos multiplicadores de aprendizado aos técnicos das Casas da Agricultura da Regional de Presidente Venceslau e também levar conhecimento aos estudantes da ETEC na formação dos futuros técnicos em Agropecuária.
O processamento de origem animal agrega valor à venda dos produto. A ETEC realiza semanalmente uma feira na própria escola para comercializar os produtos processados durante o curso. Foram elaborados vários produtos, como tender, lombo defumado, copa defumada, costela defumada, suam defumado, bacon, salame defumado, presunto,  linguiças calabresa, portuguesa, toscana e  codeguim. 
De acordo com o diretor do EDR de Presidente Venceslau, Felipe Melhado, o curso foi de extrema importância para todos os participante. “Inclusive fui um dos participantes e acredito ser uma ótima opção de agregar valor ao produto final, muitos embutidos que pensava ser somente vindo de indústrias, podem ser feito com muita tranquilidade pelos conhecimentos adquiridos no curso. Gostaria de Parabenizar a CATI - Campinas pelas capacitações inovadoras que vem realizando e também a nossa Regional por ter conseguido realizar essa capacitação, o trabalho não acaba por aqui , vamos capacitar produtores rurais realizando curso centralizado em cada casa da agricultura participante”, disse ele.


Publicidade

Busca

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes






1