Região de Presidente Prudente conta com 27 cooperativas de crédito

 

Hoje, nas 53 cidades da região administrativa de Presidente Prudente, são 27 cooperativas de crédito, divididas em 16 cidades, que somam um resultado acumulado de R$ 13 milhões. A difusão de cooperativas de crédito no Brasil, deu-se após os anos 2000, quando ela foi autorizada para livre admissão. 
O diferencial de uma Cooperativa de Crédito para o sistema bancário é que ela visa oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.
Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902, no Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.  Hoje, essa cooperativa faz parte do Sicredi.
O cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade. Criado na Europa no século XIX, caracteriza-se como uma forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria.
Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, e oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.
Nesta quinta-feira, dia 7, o conselheiro internacional da World Council of Credit Unions – Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) estará em Presidente Prudente. 
Esta será a primeira vez que o conselheiro visitará a região. 
O brasileiro Manfred Alfonso Dasenbrock hoje ocupa a posição de Diretor do Conselho, da Fundação e do Grupo de Serviços da entidade. A visita em Presidente Prudente se dá para conhecer a região que está em fase de expansão no cooperativismo de Crédito. 
O Woccu atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica para fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance. O Conselho registrou, em 2014 (últimos dados consolidados), 57 mil cooperativas financeiras em 105 países, nos cinco continentes, totalizando 217 milhões de associados, como são comumente chamados os clientes dessas instituições.


Publicidade

Busca

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes






1