Duas notícias neste final de semana focam a Santa Casa de Presidente Venceslau. 
A primeira diz respeito a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com informação publicada no Blog do Toninho, aventando a possibilidade de paralisação do serviço por falta de pagamento aos médicos intensivistas. 
Assim que o assunto veio a tona, a Santa Casa desmentiu a informação, com declarações dos próprios médicos que prestam o atendimento.
A segunda é a informação publicada na edição deste domingo do jornal “O Imparcial”, que cita um déficit mensal de R$ 300 mil. Conforme o jornal, nos cinco primeiros meses deste ano o déficit já soma R$ 1,5 milhão.
O que está acontecendo com a gestão do nosso único hospital? 
Afirmar que a tabela SUS (Sistema Único de Saúde) está defasada, ou que há despesas crescentes com medicamentos, médicos e materiais, ainda que se justifiquem, ao que parece não expressam totalmente os fatos.
Os comentários na comunidade dão conta haver despesas desnecessárias, como, por exemplo, o excessivo quadro de funcionários e outras consideradas supérfluas diante da falta de recursos.
Sobre o fechamento da UTI, noticiado pelo blog, mesmo que negado pela direção do hospital, é um assunto que deveria, ao menos, ser motivo de convocação imediata do Conselho Deliberativo. A velha máxima “onde há fumaça, há fogo”, neste caso, já motivaria a convocação.
Em relação ao déficit mensal propalado pelo jornal prudentino, também merece ser examinado a exaustão pelo Conselho, visto que as despesas correntes frente aos repasses precisam de equilíbrio e redução imediata dos gargalos.
De outra banda, vemos, nas redes sociais, comentários frequentes sobre atraso de salários dos funcionários. Ora, uma situação, que mesmo não sendo nova, já deveria ter sido melhor explicada por quem administra o hospital.
Urge o Conselho Deliberativo se mover e verificar o que de fato está acontecendo na nossa Santa Casa. 


Publicidade


Busca

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes

Carta interceptada na P2 de Pres. Venceslau revela contrato para matar detentos


Presidente Prudente firma parceria com entidade para 55ª Exposição de Animais


Instituição de ensino superior da região aprova mais de 80% em Exame da OAB


Suplementos alimentares ganham regulamentação inédita da Anvisa


Pacientes do Sistema Único de Saúde vão receber notificações de consulta pelo celular


1