top of page
Buscar

Ministério da Saúde amplia vacina contra HPV para usuários da PrEP

Com O Imparcial

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o público da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), um vírus sexualmente transmissível. Com essa medida, usuários da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) ao HIV, entre 15 e 45 anos, vão poder tomar a vacina. Em Presidente Prudente, a vacinação terá início nesta quarta-feira (24), no Ambulatório Médico Municipal, onde funcionam também o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), segundo informa Jefferson Antônio Saviolo, farmacêutico do ambulatório. Para esse público serão três doses: zero, 2 meses e 6 meses.


De acordo com Jefferson, com a ampliação, será possível ajudar ainda mais na prevenção das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e cânceres causados pela doença. A vacina para esse grupo só será oferecida no Ambulatório Médico Municipal.


O que é PrEP?

A PrEP é uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) – causador da aids), caso ocorra exposição ao vírus. Comprimidos são tomados antes da relação sexual, o que permite que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. O medicamento é indicado para pessoas a partir de 15 anos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para aquisição da infecção.


De acordo com Jefferson, o usuário da PrEP realiza acompanhamento regular de saúde no Ambulatório Médico Municipal, com testagem para o HIV e outras ISTs.


No entanto, Jefferson ressalta que a vacina contra o HPV e a PrEP não impedem a infecção por outras ISTs. Então, o uso do preservativo ainda é a melhor prevenção.


Vacina contra o HPV

Segundo Jefferson Saviolo, a vacina contra o HPV existe há 10 anos. Foi incluída no calendário dos adolescentes em 2014. Ela é distribuída de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nas unidades de saúde, para os seguintes públicos:


- Meninas e meninos de 9 a 14 anos;

- Pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos);


- Vítimas de violência sexual;

- Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR).

Em Prudente a vacina para esses grupos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. 

Comments


bottom of page